Provins

Por em 13 agosto, 2017

A pintura medieval que emerge dos campos de trigo é Provins. Protegida no passado por muralhas com flechas pontiagudas e torres de vigia, o cenário imortalizado traz de volta um tempo em que a cidade ainda era uma fortaleza e também a terceira cidade do reino.

A HISTÓRIA


Tendo atingido sua idade de ouro entre os séculos XII e XIII, no reinado de Thibault IV, Comte de Champagne, poeta e homem da guerra, Provins era o local do grande comércio. Localizada estrategicamente, 9 vias principais e 11 vias secundárias chegavam até a cidade. Dividida entre cidade alta “Châtel” (Castel) e Cidade Baixa, “Val” (Vale), Provins cunhava sua própria moeda(Provins Denier). Muito dinheiro circulava por ali e quanto mais dinheiro, maior a demanda. As feiras aconteciam 2 vezes por ano, quando então, muitos homens, mercadores e intelectuais de todos os países se encontravam, não só para trocas do comercio, mas para troca de idéias. A cidade ficava em festa com muita música, cuspidores de fogo e malabaristas. Bebida e comida não faltavam. A decadência chegou em meados do século XIV com a mudança da rota do comércio Europeu. Desde então, a cidade parece não ter sido perturbada pelo progresso. Apelidada como a “Carcassonne do norte”, Provins está classificada como patrimônio Histórico da humanidade pela Unesco desde 13 de dezembro de 2001 e conta com uma população em torno de 12000 habitantes.

O QUE FAZER

Inicie sua jornada turística pelo centro de ajuda ao visitante que fica na 4 Chemin de Villecran.
Adquira o pass visite para ver mais, gastando menos. Com ele você terá direito a ver qualquer monumento, são ao todo 58, e beneficiar de tarifas reduzidas para assistir aos espetáculos medievais.

Entretanto, para seu maior conforto, é recomendável que seu passe seja adquirido pela internet. Será enviado para seu e-mail um comprovante de compra que deverá ser impresso e trocado pelo bilhete definitivo no dia de sua visita. Consulte e reserve pelo www.provins.net/fr/accueil-a-billetterie.html

Logo após a saída do centro de ajuda ao visitante, bem em frente, faça um passeio a bordo do trenzinho de Provins que o levará a apreciar as principais riquezas da vila. Viaje por 30 minutos ao coração da idade média.

As muralhas e as portas fortificadas (porte de Jouy e Porte Saint-Jean)

Muralha

Porte de Jouy

Porte de Saint-Jean

A muralha foi construída originalmente com 5 km de extensão e 25 m de altura. Hoje, encontram-se preservados 1,2 km em torno da cidade alta.
A porte de Jouy e a Porte Saint-Jean, portas reais construídas no século XIV, são as únicas portas restantes.

As Ruas da Cidade Alta


A rua de acesso à cidade alta é a Rue Saint-Thibault
Andar, distraidamente, pela cidade Alta é uma atração à parte. As ruas estreitas, formam labirintos e possuem várias lojas de produtos artesanais e vários restaurantes.

Collégiale Saint- Quiriace


A igreja foi edificada a partir do século XI e modificada ao longo de muitos anos. Foi construída em homenagem à Saint-Quiriace e é parte integrante da cidade alta.

La Tour César de Provins

La Tour César é um donjon do século XII. Donjon era a torre mais alta de uma fortaleza na idade média, destinada a servir de ponto de observação, posto de tiro e último refúgio caso o resto da fortaleza fosse invadida pelo inimigo. Servia em geral de residência para o senhor da fortaleza. Dizem que a torre foi batizada por Júlio César, entretanto, nenhuma fonte prova que Júlio César esteve algum dia em Provins. Mas, o nome é bastante para lembrar um símbolo de poder.

La Grange aux dîmes


A poucos metros da Praça de Châtel, no coração da cidade alta, La Grange aux Dîmes é um lindo edifício que pertencia aos cânones do colegiado de Saint Quiriace. O prédio era alugado aos mercadores por ocasião das feiras. O grande salão do andar térreo era dedicado à exposição e venda de mercadorias, enquanto no subsolo, duas grandes adegas abobadadas serviam de armazém e lugar de venda.

Les souterrains de Provins


Provins possuía vários níveis abaixo do solo com colunas grossas o suficiente para sustentar os níveis acima. Caminhar pelos mais de 10km de túneis subterrâneos é algo surpreendente. A visita deve ser reservada antes pelo telefone – 01 64 60 26 26 ou direto no centro de ajuda ao visitante. Os horários de visitação são bastante restritos. O lugar é muito frio, leve um casaco.

Maison du terroir et de l’ artisanat

Artesanato local e produtos (queijos, cervejas, mel, confeitaria…). Experimente a cerveja de Groselha. Fica na Place du Châtel

Rosairie de Provins

O Jardim possui mais de 300 tipos de rosas, modernas e antigas, sendo que, a mais famosa, Rosa Gallica Officinalis, foi trazida por Thibault IV no retorno da uma Cruzada. No inverno não há floração e a Rosairie perde um pouco seu charme. As rosas florescem até o outono e suas pétalas doces servem à confeitaria e tratamento medicinal. Sente-se, tome um sorvete de rosas e aprecie “La Vie en Rose”.

Musée de Provins et du Provinois

É o edifício civil mais antigo de Provins e apresenta objetos arqueológicos e de arte do século XII até o século XIX. Sua fachada é do século XII.

Cidade Baixa

A cidade baixa se distingue por suas construções religiosas e é a parte mais viva da cidade por causa do seu numeroso comércio.

Igreja de Saint Ayoul



Localizada na Rue Abélard, sua arquitetura principal tem estilo gótico do século XII. A praça em volta foi o primeiro local das feiras comerciais. O edifício foi destruído por um incêndio em 1157 e imediatamente reconstruído.
Partes do edifício foram protegidas como patrimônio histórico no período de 1862 até 2006.

Espetáculos medievais

Les Aigles en remparts – Espetáculo de falcoaria equestre, criado com base nesse esporte tão popular entre os nobres e teve sua fase de ouro na idade média.
Esta arte foi classificada como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2010.

O espetáculo é fascinante e cheio de surpresas. É uma emoção ver uma ave de rapina em liberdade, fazendo vôos rasantes e depois pousando tão perto que é quase possivel tocá-la. Inesquecíve!!
Como o espetáculo acontece ao ar livre, em dias de chuva a performance das aves fica um pouco comprometida. Em dias de muito sol é recomendável que você use um boné.
Quando o espetáculo termina é possível visitar o aviário com águias, falcões e abutres.
O endereço é Théâtre des remparts – Ville Haute. A entrada para o teatro fica a poucos metros da porte de Jouy.

La Légende de chevaliers – O universo des comtes de champagnes

Você vai sentir medo e encantamento em 50 minutos de pura ação. O espetáculo é grandioso, o cenário é perfeito e os comediantes são excelentes. É preciso ver para que sua visita seja completa. No final os artistas posam para fotos. O endereço é Porte Saint-Jean.

Aux temps des remparts – Espetáculo sobre as máquinas de guerra medievais.

O espetáculo acontece numa tribuna coberta entre meados abril até o início de julho. O endereço é Porte Saint-Jean.

Banquet Des Troubadours – Desça a escadaria que dá acesso ao grande salão e deixe nosso século para trás. Sirva-se de pão, pastel e uma caneca de barro com vinho da casa, com especiarias. O cardápio é medieval. A viagem no tempo começa e é inesquecivel!!! O banquete medieval acontece num dos subterrâneos de Provins. Faz muito frio lá embaixo.

Endereço: 14 Rue Saint-Thibault, 77160
Aberto todos os sábado de abril a novembro(às 12:00hs e 20:00hs)
Duração: 2:45hs
Reserva obrigatória pelo Telefone:+33 6 70 50 08 58 ou pelo email – banquetdestroubadours@gmail.com
http://www.provins-banquet-medieval.com/banquet-medieval.html

SOUVENIRS

A rua principal é a Rue saint Thibault, repleta de lojinhas de artesanatos, livros antigos, chocolates, geléias e biscoitos.

QUANDO ANOITECE

No verão, toda a magia dessa cidade fica evidente nas noites iluminadas à luz de velas. Músicos vestidos com trajes típicos animam cada esquina das ruas da cidade.

COMO CHEGAR

Provins está localizada na Île-de-France , a 77 Km de distância a sudoeste de Paris. A maneira mais fácil de chegar é pegando o trem que parte de 15 em 15 minutos de PARIS GARE de L’EST. A viagem dura em torno de 1:30hs. www.transilien.com
Da estação de trem de Provins você fará uma caminhada de 20 minutos até a praça central da cidade alta.

QUANDO IR

O ideal é que a visita a Provins seja feita entre meados de março e início de novembro, pois é neste período que acontecem os espetáculos medievais.
Em junho/julho acontecem as festas medievais (fête médiévale) e o festival de artes dramáticas (festival d’art dramatique).
Em agosto, no último domingo do mês, acontece a festa da colheita (fête de la moisson).
Num final de semana, em meados de dezembro, acontece o mercado de Natal medieval com atrações como o presépio vivo, danças medievais, venda de artesanato, patinação no gelo, Papai Noel e muitas outras atrações.

ONDE FICAR

Muitas pessoas fazem um bate-volta já que Provins é tão perto de Paris. É uma opção. Mas se você dispõe de mais tempo, fique mais. Não se esqueça do relógio: O último trem com destino a Paris deixa a estação de Provins, exatamente, às 23:46hs.

O hotel Aux Vieux Remparts, na 3 Rue Couverte no centro da cidade medieval com preços a partir de 130 euros. Não é um hotel barato, mas vale à pena.

O Le César Hôtel, fica na 13 rue Sainte Croix no centro da cidade medieval com preços a partir de 120 euros.

ONDE COMER

A praça Central da cidade alta é repleta de cafés e restaurantes.

L’Esquisse – Restaurante de cozinha francesa. É elegante e silencioso. Cada prato é uma obra de arte. Entre os itens do cardápio estão o tradicional Foie Gras Maison, acompanhado de torrada ou geleias, como entrada, o filet de caille fumé (filé de cordorna defumado), como prato principal e o soufflé au chocolate, como sobremesa. O endereço é 5 rue Couverte – Ville Haute. Menu entre 75 e 85 euros.

La Table Saint Jean – Esse restaurante de comida típica francesa, possui um terraço e uma linda decoração medieval. As mesas são muitos próximas umas das outras, o que é um pouco desconscertante. O atendimento é agradável e rápido. Entre os itens do cardápio estão Magret de Canard aux Charentelles(peito de pato), Salade d’écrivisses(salada de Lagostins) e como sobremesa, La tarte aux pommes caramelisée(Torta de maça caramelizada). O endereço é 3 Rue Saint Jean – Ville Haute. Menu entre 20 e 35 euros.

Não tem mais barato? Tem.

Bella Pizz’s – A melhor pizzaria de Provins, o lugar é pequeno e aconchegante. As pizzas, saladas e pastas são muito saborosas e as quantidades, generosas. O endereço é 2 Place Saint Ayoul – Ville Basse.

Bon voyage!!!


Você também precisa conhecer

Ainda sem sugestões de passeios próximos para esta cidade.

13 de agosto de 2017

13 de agosto de 2017

RELACIONADOS
Paris Royal

16 de agosto de 2017

Paris Contemporânea

16 de agosto de 2017

Arrondissement de Provins
22°
céu limpo
Humidade: 24%
Vento: 7m/s SE
Max. 22 • Min. 10
16°
Seg
18°
Ter
19°
Qua
Dados da OpenWeatherMap
Quem sou
Bird

Conheci a França através dos livros e descobri que este país é, por si só, um exemplar admirável. Desses que te hipnotizam da primeira página ao último ponto. Violento e delicado, por vezes há um toque de conto de fadas. Pura emoção.

A história francesa é o cenário principal da narrativa com suas coerências e paradoxos, glórias e fracassos. Registre!!! A leitura mágica me transportou para tempos remotos e contemporâneos.

Quero que a minha viagem seja nossa. Ela está aqui, na bilheteria da estação ferroviária. Faça uma boa viagem e volte para me contar. Como dizem os franceses: "À Bientôt, j'espère."

Parceiros