Laon

Por em 7 agosto, 2017

Victor Hugo, numa carta escrita à sua esposa, disse: ”…Tudo é belo em Laon, as igrejas, as casas, os arredores, tudo…”.
A cidade repousa no topo de uma colina e é um atalho mágico para o viajante do tempo que será transportado do século I a.c até o século XVIII, bastando atravessar uma rua ou virar a próxima esquina.

A HISTÓRIA

Batizada com o nome do Deus Celta da Luz, Laon nasceu em algum momento no século I a.c. Posteriormente, entre os séculos V e VII, a cidade alta foi fortificada pelos romanos para se protegerem de invasões dos Francos, Hunos, vândalos… As construções romanescas estão presentes por todos os lugares. Os primeiros traços do cristianismo são evidentes a partir do século V, como confirma uma pedra funerária descoberta em 1998. No século X, Laon foi residência dos últimos reis carolíngios. A cidade alta se desenvolveu em torno da catedral de Notre Dame de Laon, construída entre os séculos XII e XIII. Possui outras importantes construções que datam do século XII até o XVIII. Devido às lutas ocorridas entre a igreja e a cidade, Laon foi perdendo pouco a pouco sua importância e no final do século XVI a cidade já não tinha mais o esplendor de outrora.

Na cidade Baixa o povoamento se desenvolveu em torno da igreja de Saint-Julien e existem muitas construções que atestam que a cidade foi ocupada em meados do século I a.c.

O QUE FAZER

Visite o centro de ajuda ao visitante que fica no Hôtel Dieu , Place du Parvis. Pegue um mapa da cidade ou contrate um guia para acompanhá-lo na sua viagem cronológica pela história. São 80 monumentos catalogados que sobreviveram intactos ao tempo e às guerras. Recomendo que comece sua visita pela catedral.

Torre da Catedral ornada com bois

Torre da Catedral ornada com bois

Catedral de Notre Dame de Laon – É uma das primeiras catedrais góticas da França construída entre os séculos XII e XIII. A capela e o claustro já são exemplos da arquitetura do século XIII. É possível ver pontos onde uma antiga basílica romanesca existia, até ser queimada em 1111. Construída entre 1115 e 1230, as torres dessa acrópole se erguem tentando alcançar o céu. São ornadas com esculturas dos bois que ajudaram a construí-la. Os vitrais coloridos por onde a luz do sol penetra no seu interior era, na época, como um livro para o povo, em sua maioria, formado por analfabetos.

Capela dos Templários

Capela dos Templários

Capela dos Templários – fica ao lado da catedral, no meio de um jardim florido, essa capela romana foi construída no século XII.

Palácio Episcopal

Palácio Episcopal

Palácio Episcopal – Fica próximo à catedral e, é hoje o Palácio de Justiça.

Hôtel- Dieu – é um dos hospitais mais antigos da França do século XII.

Porte d'Ardon

Porte d’Ardon

Porte de Soissons

Porte de Soissons

Porte des Chenizelles

Porte des Chenizelles

As muralhas e os portões – Mantidas intactas até hoje, a Porte des Chenizelles levava a uma das 4 rotas de saída da cidade. A porte des Soissons ladeada por 2 torres sinistras do século XII e a Porte d’Ardon que no passado levava ao palácio real carolíngio. Além disto, as muralhas e as torres, são fortificações que convidam para um passeio surpreendente.

Hôtel Saint Petit Vincent

Hôtel Saint Petit Vincent

Vale à pena conferir os monumentos nas ruas Sérurier, Saint-Jean, Saint-Cyr e Vincho que são verdadeiros museus a céu aberto e também, a Igreja de Saint-Martin do século XVII e outros prédios medievais particulares como o Hôtel du Petit-Saint-Nicolas na rue 13 Octobre ou o Hôtel du Petit-Saint-Martin na Rue Saint-Martin .

SOUVENIR

Rue Châtelaine

Rue Châtelaine

A Rue Châtelaine, uma rua de pedestres, é o maior local para compras de Laon. Você vai encontrar chocolateria, boutiques, restaurantes, confeitarias, artes e até tatuadores.

QUANDO ANOITECE

Laon Adormece.

QUANDO IR

O senso comum diz que Laon deve ser visitada em dias ensolarados. Em dias chuvosos ou nublados você não verá as torres da Catedral, cartão postal imperdível. A vista panorâmica do vale abaixo desaparece na chuva.

COMO CHEGAR

Laon fica na região Nord-Pas-de-Calais a 135Km a nordeste de Paris. Partindo da estação PARIS GARE DU NORD, o trem gasta 1:35hs até Laon. Os trens saem de Paris, praticamente, de hora em hora.

Ainda no caminho, a alguns quilômetros de distância antes da chegada, você já poderá ver as torres da Catedral de Notre Dame de Laon, exuberantes, como uma coroa sobre uma montanha. Essa montanha foi apelidada de “montanha coroada”.

Escada que dá acesso à cidade alta e o “Poma”

Escada que dá acesso à cidade alta e o “Poma”

Na chegada, se quiser ir diretamente para a cidade alta, isto pode ser feito de três formas: com acesso direto pela escada que fica na estação de Laon; utilizando a NAVETTE (micro ônibus) que sai da estação; ou da maneira mais interessante que é pelo teleférico, o“Poma”, cujo trajeto é em grande parte aéreo e o levará da estação de Laon até o Hôtel de Ville, já na cidade alta, passando pela estação intermediária de Vaux. O total do trajeto é de 1,5Km.

Reims fica a 45km de Laon e a viagem de trem dura 1h.

Amiens fica a 119Km de Laon e a viagem de trem dura 1:28

Calais fica a 230Km de Laon e a viagem de trem dura 4:30hs.

A 19Km de Laon fica o Chemin des Dames(caminho das Damas), famosa por sua batalha na primeira guerra mundial, e a caverna do dragão, em frente ao Ailette Center Parcs.

Cemitério Nacional próximo a Chemin des Dames

Cemitério Nacional próximo a Chemin des Dames

ONDE FICAR

Laon, geralmente, é um lugar de passagem para quem vai para Reims, Amiens ou Calais, mas pode ser excelente se você considerar que hospedar em Laon pode ser mais barato e agradável também. Se o seu interesse é apenas a cidade, sem os arredores, um bate-volta é suficiente.

Hôtel de la Bannière de France – Construído em 1685, o hotel fica a 400m da catedral e a 600m da Abadia de Saint-Martin. O ambiente é tipicamente francês. O café da manhã é bom. O endereço é 11, Rue Franklin Roosevelt. Diárias a partir de 75 euros. O Hotel possui um bom restaurante.

Hôtel Les Chevaliers – Recomendado pela localização que é fantástica. É uma casa reformada do século XVIII, a apenas 350 metros da catedral e 300 metros da Câmara Municipal. O hotel é muito simples e há quem diga que nem o café é bom. O endereço é 3, Rue Sérurier. Diárias a partir de 60 euros.

Não tem hotel mais barato? Tem.

Hôtel Ibis Budget Laon – O hotel fica a 4Km do coração da cidade medieval e a 500m do shopping, onde um ônibus nas proximidades, poderá levá-lo à cidade medieval. O custo benefício é muito bom. O endereço é Avenue Georges Pompidou. Diárias a partir de 36 euros.

ONDE COMER

Brasserie du Parvis – O restaurante tem localização privilegiada, em frente à fachada principal da catedral. As mesas dispostas ao ar livre nos brindam com o maravilhoso visual abaixo.

Catedral de Laon - Fachada Principal

Catedral de Laon – Fachada Principal

A especialidade da casa é a Pella Theirachienne, feita com batatas cozidas, tiras de bacon e um queijo local parecido com o queijo Munster. O queijo é muito forte e deve ser harmonizado com um vinho tinto pouco tânico feito da uva Pinot Noir, uva produzida no sudeste da França. O preço dos pratos varia entre 8 e 39 euros.

Restaurant/Crêperie Agora – O restaurante fica aos pés da catedral, perto do serviço de atendimento ao turista. Seu único defeito é ser pequeno. Os crepes são deliciosos e a cidra doce de baixo teor alcoólico, bebida tão rejeitada pelos brasileiros, ficou deliciosa aqui na França. Será o lugar? A bebida acompanha muito bem uma salade de chèvre chaud(Salada de queijo de cabra com nozes e crouton) ou os galettes bretonnes (um crepe, meio fechado, recheado com alguns patês e um ovo quase cru por cima).

Bon Voyage!!!


Você também precisa conhecer

7 de agosto de 2017

7 de agosto de 2017

RELACIONADOS
Lille

13 de agosto de 2017

Reims

6 de julho de 2017

  • thiago

    concordo com Victor Hugo.

  • Terezinha Pereira

    Estava mesmo procurando uma cidadezinha por perto para visitar e o seu blog me inspirou e me ajudou a decidir aonde ir. Obrigada por compartilhar conosco suas aventuras, experiências, dicas e informações sobre a França. Parabéns e sucesso. O próximo final de semana promete. Partiu Laon.

Arrondissement de Laon
14°
nublado
Humidade: 93%
Vento: 1m/s N
Max. 17 • Min. 12
14°
Sab
12°
Dom
12°
Seg
Dados da OpenWeatherMap
Quem sou
Bird

Conheci a França através dos livros e descobri que este país é, por si só, um exemplar admirável. Desses que te hipnotizam da primeira página ao último ponto. Violento e delicado, por vezes há um toque de conto de fadas. Pura emoção.

A história francesa é o cenário principal da narrativa com suas coerências e paradoxos, glórias e fracassos. Registre!!! A leitura mágica me transportou para tempos remotos e contemporâneos.

Quero que a minha viagem seja nossa. Ela está aqui, na bilheteria da estação ferroviária. Faça uma boa viagem e volte para me contar. Como dizem os franceses: "À Bientôt, j'espère."

Parceiros