Angers
Nascida sobre o rio Maine, na doçura dos ares do Loire, Angers possui a sofisticação e o charme provençal. Foi Apelidada de vila da flores, Angers a branca ou Angers a negra.
CONTEÚDO
A HISTÓRIA:
Existem evidências da existência da vila a partir de 400 ac, era romana. Instalada às margens do curto rio Maine, Angers foi a capital histórica de Anjou, berço da dinastia dos Plantagenêts e um dos centros intelectuais da Europa do século XV. Seu desenvolvimento político e histórico se deve a sua posição que converge geologia, hidrografia, cultura e estratégia. Durante a Segunda Guerra, em 1942, Angers foi o centro regional da Gestapo e foi bombardeada pelos aliados, no saldo de destruição consta centenas de mortos e mais de mil casas destruidas. Hoje, Angers é uma cidade universitária com 230.000 habitantes e se distingue por sua especialização no domínio dos vegetais. É rica em patrimônio histórico o que lhe conferiu o rótulo de vila de arte e história.
O QUE FAZER:

Pont De Verdun – Século XI
O centro de ajuda ao visitante fica na 7 place du président-Kennedy.
Ligando a margem esquerda à margem direita do rio Maine, Angers possui 8 pontes sendo a mais antiga delas a Pont De Verdun do século XI.

Tramway d’Angers
Sua única linha de tramway existe desde 1896 e um projeto para uma segunda linha tem previsão de conclusão em 2019. A cidade conta com 13 linhas de ônibus urbanos e 83km de ciclovias.
Château d’Angers
A Austeridade desse castelo, cortado por pedras brancas e negras, construído num tempo recorde, 10 anos, de 1230 a 1240, foi Cercado por fossos e 17 torres de proteção, como era o hábito na idade média. Foi a fortaleza do conde d’Anjou, do Falcão Negro, da dinastia Plantagenêts. Foi transformado em prisão no reinado de Louis XIV, depósito de munição dos nazistas na Segunda Guerra e por fim, bombardeado pelos aliados em 1944. A grande atração do castelo são as Tenture de l’Apocalypse, uma série de tapetes que ilustram o apocalispse de São João, criadas por volta de 1375 em Paris, a partir dos desenhos de Jean de Bruges para Louis I d’Anjou. Seus jardins valem uma visita. O château fica na 2 Promenade du Bout du Monde.
Cathédrale de Saint-Maurice d’Angers
A catedral foi construída entre os séculos XII e XIII, Suas paredes esburacadas já foram cobertas pelas célebres tapeçarias do apocalipse, a maioria transferida para o château d’Angers, só algumas ainda, permanecem. A nave do século XII, é um marco na arquitetura. Vistas guiadas podem ser agendadas no presbitério da igreja. A catedral é cercada por casas antigas, entre elas, a Maison d’Adam do século XVI. A catedral fica na 4 Rue Saint-Christophe.
Maison d’Adam
Edificada no século XVI no coração de Angers, a Maison d’Adam possui 6 andares e o subsolo. A casa possui no seu exterior numerosas esculturas religiosas e profanas, entre elas, um casal de amantes, a árvore da vida e um centauro. A casa foi habitada por notáveis do século XVI. Concidentemente, um de seus moradores se chamou Adam. Fica na no cruzamento da rue Montault com place Sainte-Croix, atrás da catedral.
Hôpital Saint-Jean
Um dos mais antigos hospitais da França, foi edificado no século XII e seu claustro é do final do século XII. A grande sala dos doentes abriga o museu Jean Lurçat. O museu é como um reflexo contemporâneo das tapeçarias do apocalipse medieval, exibidas no Château d’Angers. Um conjunto de tapeçarias criadas por Jean Lurçat entre 1957 e 1966, constituem a visão épica no século XX. Fica na 4 Boulevard Arago.
Museu David-d’Angers
Situado na antiga Abbaye Toussaint, é dedicado ao escultor David d’Angers. A coleção é composta de emplastros originais que servem para preparação das esculturas de bronze e mármore. Fica na 33Bis Rue Toussaint.
OS ARREDORES(BATE E VOLTA):

Château de Brissac
Château de Brissac – Habitado pela família de seu reconstrutor , Charles II de Cossé -Brissac, o château de Brissac mistura uma fachada Louis XIII a uma poderosa torre do século XV. Ele se eleva no meio de um belo parque, dentro dos vinhedos das colinas de Aubance. Fica a 15km de Angers. O centro de ajuda ao visitante de Angers vai ajudá-lo a chegar lá.

Igreja de Notre Dame de Béhuard
Béhuard – A ilha foi Refúgio dos navegadores cujos navios naufragaram no Rio Loire. transformou-se em local de culto pagão, em seguida foi local de peregrinação em homenagem a virgem Maria, frequentado pelo rei Louis XI, comprovado por uma igreja do século XV. Possui casas do século XV e XVI. A ilha de Béhuard pode ser um lugar pitoresco para um passeio. Fica a 22km de Angers. Consulte o centro de ajuda ao visitante.
SOUVENIRS:
O calçadão de pedestres no centro da cidade, possui lojas que vendem de tudo, desde roupas, livros até jóias. O vinho da região deve ser apreciado. Angers é especialista no Cointreau, bebida criada a partir do álcool bi-destilado e da casca de 2 tipos de laranja.
Les Nouvelles Galeries – shopping exótico e de luxo, construído em Art déco ao mesmo estilo dos grands magasins parisienses. Fica na 6 Rue d’Alsace.
QUANDO ANOITECE:
A vida noturna de Angers gira no entorno da place Du Ralliement e rue Saint-Laud, são muitos bares e cafeterias.
O Le Kent, um pub Irlandês, excelente para se aquecer com os cafés irlandeses no inverno ou se refrescar no verão com a infinidade de cervejas e uísques do mundo inteiro, possui preços um tanto salgado, mas é compensado com a vista majestosa da Cathédrale Saint-Maurice e a magnífica Maison d’Adam. Fica na 7 place Sainte-Croix.
COMO CHEGAR:
Angers fica a 288km a sudoeste de Paris, na região da Val de Loire. Partindo de PARIS GARE DE MONTPARNASSE, o TGV gasta 1:25h até a estação de Angers Saint Laud.
Nantes fica a 89km de Angers e a viagem de TER dura 0:40h até a estação de Angers Saint Laud.
Tours fica a 94Km de Angers a viagem de TGV dura 1:08h até a estação de Angers Saint Laud.
Rennes fica a 110Km de Angers e a viagem de TGV dura 1:20h até a estação de Angers Saint Laud.
QUANDO IR:
Os meses mais agradáveis para visitar Angers é entre junho e outubro. Janeiro e fevereiro o frio é intenso e dezembro é o mês mais chuvoso.
Em março tem a feira das justas (foire aux croûtes).
Em maio e junho tem o Angers em festa(Angers em fête).
Em setembro tem o festival da música e do foclore.
ONDE FICAR:
Hôtel de France – O hotel fica em frente a estação de trem de Angers, perto do centro e do castelo medieval. Ele existe desde o século XIX. Os quartos são bem conservados e possuem isolamento acústico. Fica na 8 Place De La Gare. Diária a partir de 93 euros.
Mercure Angers Centre Gare – Localizado a 10 minutos de caminhada da estação de Angers e a 1Km do castelo medieval. Fica na 18 Bd Foch. Diárias a partir de 70 euros.
Hôtel Marguerite d’Anjou – O hotel possui excelente localização, fica a 2 minutos de caminhada do château e a 5 minutos de caminhada da estação de trem. Fica na place du Président Kennedy. Diárias a partir de 53 euros.
Não tem hotel mais barato?
Hôtel Royal – O hotel localizado no centro da cidade está a 260m da estação de trem e a 650m da catedral. Fica na 8 bis Place de la Visitation. Diárias a partir de 42 euros.
ONDE COMER:
Bistrot des Ducs – Uma verdadeira explosão de sabores, da entrada à sobremesa, pratos deliciosos, qualidade inquestionável. Amibente agradável. Fica na 6 rue des 2 Haies. Preço médio de 18 euros.
Bistrot Matchou – O bistrot Matilde ou Matchou para os íntimos, apresenta uma culinária local de qualidade. A clientela é local e acostumada aos seus deliciosos pratos. Fica na place des Justices. Menu a partir de 13 euros.
Au Gré des Saisons – O nome do restaurante indica que a culinária utiliza produtos da estação para produzir seus pratos deliciosos. O restaurante possui 3 salas, sendo uma delas no subsolo. O serviço é agradável e rápido. Fica na 14 rue Cordelle, perto da place du Ralliement. Menu a partir de 15 euros.
Tem mais barato?
Créperie les 2 Épis – subindo as escadas da Galerie Marchande, a creperia serve crepes doces e salgados e galettes à la carte. A saladas preparadas pelo chef são acrescidas de sardinhas e mexilhões grelhados provenientes do Mont-Saint-Michel. Fica no shopping Grand-Maine na rue du Grand-Launay. Crepes a partir de 3 euros, pratos do dia, saladas a partir de 9 euros.
Bon Voyage!!!